BLOG

Confira dicas e novidades da Agência Make Web!

Ontem pela manhã as mídias sociais foram bombardeadas pela hashtag #homensrisque, colocando-a como trending topics nacional do dia.

Tamanha repercussão, no entanto, não foi nem um pouco positiva. A marca realmente escorregou e gerou a ira das mulheres na rede, que consideraram machista a criação dos nomes dos esmaltes, associados à atitudes que, segundo elas, deveriam ser naturais dos homens (para não dizer o mínimo).

A proposta inicial da campanha “Homens Que Amamos” sugeria uma homenagem a algumas atitudes românticas esperadas pelo sexo masculino, usando tais atitudes para nomear as cores dos esmaltes: “João disse eu te amo”, “Guto fez o pedido!!”, “Zeca chamou para sair”, “Fê mandou mensagem”, “André fez o jantar” e “Leo mandou flores”.

No entanto, o tom sarcástico dominou os posts com invenções para cores da série de esmaltes “outros tipos de homem”, como: “Antônio acha que lugar de mulher é na cozinha”, “Beto não contrata mulher porque acha que licença maternidade é desperdício”, “Gabriel divide as mulheres que conhece entre para casar e para trepar”, e assim vai.

Sugiram também sugestões de nomes alinhados com atitudes que as mulheres realmente se importam, como: “Lúcio paga a pensão”, “Eduardo cansou de racismo”, “Vinícius é abortista”,“Otávio defende a lei do feminicídio”, “Vitor respeita as mina”. Ou ainda, o que considera-se que teria sido muito melhor: uma campanha que enaltecesse as MULHERES. (“Risque Mulheres Fodas”), cujos nomes seriam:
 

 risque mulheres fodas

Outra ação que já deu o que falar hoje foi a da Gol Linhas Aéreas, que também ofendeu profundamente as mulheres da rede:
 

voe gol oficial

A Internet não perdoa mesmo. Ainda mais quando trata de temas tão delicados atualmente como o racismo, homofobia e público feminino. Por isso é tão importante a ação planejada e testada. A velocidade das mídias sociais podem definir seu sucesso ou seu fracasso em questão de minutos.

E você, o que acha disso tudo? Exagero? Direito de expressão?

Deixe aqui nos comentários! ;)

Instagram @AgenciaMakeWeb

Curta nossa FanPage!