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Parafraseando a letra da música de John Paul Young, “Gifting is in the air…!”, ganhando cada vez mais espaço como categoria de mercado. Aos que pensam que, por ser um anglicismo, está circunscrito aos sofisticados meetings do high society, atenção! Do borracheiro ao joalheiro, todo mundo pratica o “dar-receber-retribuir” presentes, experiências, gratificações e gentilezas visando bons negócios. Para comprovar, o case de hoje vem do samba no pé, direto da avenida. E foi vivenciado por gente simples, gente chique, quem quis e quem não quis, pois a ação estava literalmente “no ar” — todo mundo a respirou. O samba enredo da Rosas de Ouro no carnaval 2008 em São Paulo foi o “Rosaessência, o eterno aroma”, contando a história do perfume com 24 alas, cinco carros alegóricos e 3.700 componentes. Um verdadeiro festival de gifts em todos os sentidos. Para a visão — um show, com o desfile de beleza ímpar. Para a audição — entretenimento, com a curiosa história do perfume. Para o tato — um espetáculo: 20 mil rosas importadas da China foram distribuídas pelos passistas. Para o olfato — uma surpresa: 20 quilos de uma essência exclusiva com perfume de rosas foram borrifados enquanto os carros alegóricos desfilavam, perfumando todos os que assisitiam ao desfile. E, para completar a experiência, um pouco daquela sensação em versão pocket-delivery: 35 mil sachets de lenços umedecidos com a fragrância floral desenvolvida especialmente para a oportunidade. Quem ganhou com isso? A escola de samba, a empresa que produziu a essência e lançou seu novo perfume, o pool de fabricantes que produziu os sachês… E todos os que assistiram a este espetáculo de branding, marketing, gifting! Para comentar as ações de gifting convido Elza Tsumori, Presidente da Associação de Marketing Promocional e sócia-diretora da Companhia Ativadora de Negócios. MP: O que gifting tem que as outras ferramentas de Marketing não têm? ET: O gifting tem uma “alma que dialoga”. Uma coisa viva que se molda a cada necessidade e pergunta que fazemos na hora de planejar e criar. E isso não vejo em outras ferramentas de Marketing. Talvez porque o pensar gifting faz parte da natureza humana há tanto tempo. MP: Planejamento em gifting e planejamento em Marketing. Quais as diferenças? ET: Um planejamento de Marketing poderá ganhar muito se utilizar o planejamento de gifting para enriquecer seu conteúdo, dar mais personalidade à sua mensagem, surpreender, lembrar, impactar, agradecer. Desde que entenda como funciona o gifting e como/quando inseri-lo no plano. E o bom é que podemos usar ação de gifting no início, meio e/ou fim da execução de um plano. MP: Como se mede o  impacto de uma ação de gifting? ET: Acredito que o melhor impacto está na resposta que obtemos quase que de imediato: um sorriso, uma lágrima de emoção, um agradecimento, a lembrança depois de um tempo, retribuição do ato convertido em maior venda, maior recompra, maior fidelidade e defensores da seu serviço/produto/marca Fonte:Mundo do Marketing, Marina Pechlivanis

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